O Ponto de Encontro de Informação sobre o "Rei dos Instrumentos"
Seguidores do Blog
Breve Apresentação
Sejam benvindos a este Blog!
Ele é fruto de um projecto que espero ver realizado.
Para começar, sou apenas estudante de órgão. Qualquer aspecto que estiver mal esclarecido, por favor, comentem.
Gostava que este blog se tornasse num espaço aberto, em que a troca de ideias entre os amantes do instrumento e do seu reportório (ou não...) fosse constante, numa experiência enriquecedora para ambas as partes.
Não me tomem por "expert" ou por "alguém que tem a mania que sabe" do assunto. Sou apenas alguém que gosta de pesquisar e de comentar sobre a matéria. Por isso, o meu projecto para este blog é que este também seja uma ponte de informação. À medida que vou aprendendo, descobrindo, que me vou apercebendo de certos aspectos deste vasto universo, colocarei aqui neste blog.
Concluindo, o meu projecto resume-se a isto: partilha de conhecimento sobre o mundo do órgão.
E.U.A. Maior Órgão do mundo. Órgão de tubos de 7 manuais e pedaleira.
No exterior de um órgão...
Estes são os manúbrios dos registos. Os registos são os diversos sons que um órgão pode dar. Puxando um manúbrio, a régua (estrutura composta de orifícios, situada no interior do órgão, que, quando não utilizado nenhum registo, mantém os seus orifícios fechados) destapa o orifício correspondente, de forma a que o ar percorra os canais de ar e chegue até ao tubo ou tubos correspondentes. Podem-se (e aconselha-se!) misturar diversos registos, para assim conseguir uma maior diversidade e riqueza tímbrica.
O Órgão da Igreja Matriz do Santíssimo Salvador
Horta - Ilha Faial - Açores. Órgão Ibérico.
No interior de um órgão...
Imagens dos canais de ar de um órgão de tubos. Estes canais desenbocam nos tubos do órgão. Mas antes, o ar passa pelo orifício ou orifícios a descoberto pela régua, de modo a serem conduzidos para o(s) tubo(s) certo(s).
O Órgão Ruffati da Basílica de Fátima
Fátima - Santarém - Portugal. Este órgão de tubos é na realidade um órgão de tubos falso. A consola e as respectivas aplicações de tubos não são um mesmo órgão, mas várias partes concebidas separadamente. Não estão unidas, mas apenas conectadas umas às outras. Repare em como parecem três órgãos em vez de apenas um. Estas aplicações poderiam perfeitamente constituir três órgãos diferentes! Infelizmente, devido ao grau de desgaste do fole, o órgão encontra-se impróprio para utilização.
No interior de um órgão...
Eis o Fole - o "coração" de um órgão de tubos! É esta estrutura que faz com que o ar percorra os canais de ar. O Fole fornece energia ao sistema, empurrando o ar para que este circule dentro dos canais de ar e chegue ao seu destino, que são os tubos do órgão.
O Órgão da Catedral de Nôtre Dame
Paris - França
No interior de um órgão...
Imagens de Tubos do 1º Teclado de um Órgão. Repare na diversidade de tamanhos. Quanto maior e mais largo for um tubo, mais grave soa o som por ele produzido.
Sem comentários:
Enviar um comentário